terça-feira, 2 de setembro de 2008

A Hora e a Vez dos Jogos Casuais

Sempre tive um grande fascínio pelos vídeo-games. Desde que ganhei o meu primeiro em 1983, um Odissey da Phillips, nunca mais fiquei fora desse fantástico e divertido mundo! E sempre fui evoluindo junto com esse promi$$or mercado: depois do Odissey, tive um Atari (o que mais me lembro desse vídeo-game eram os "calos" na mão - leia-se Decathlon - quem jogou na época sabe o que estou dizendo). Continuando, também tive Master System, Mega-Drive, N64, 3DO, PlayStation I e também o II e agora possuo um XBOX 360 e já está a caminho um PlayStation III.  Estou excluíndo da lista os computadores, pois também sempre tive computadores e, como todo mundo sabe, nos computadores também existem games. Atualmente jogo mais no XBOX 360 e a qualidade gráfica e sonora é de tirar o fôlego, principalmente quando conectado em tv's de alta definição e em potentes sistemas de som! Existem jogos que são tão reais, que às vezes nos esquecemos que são apenas jogos. O único problema - problema, não - detalhe seria o mais correto - dessas novas gerações de games é a complexidade. Creio que o grande "tcham" por trás de um game é o entretenimento na sua mais pura definição e nessa nova safra isso ficou meio que de lado, tanto que a Nintendo com o seu Wii apostou nesse nicho de "jogos para o puro prazer de entreter" e está se dando muito bem. Jogos como GTA IV, por exemplo, requer horas e mais horas em frente a tv tentando passar as fases, buscando soluções, descobrindo macetes, etc. É o tipo do jogo que você aprende a jogar e precisa sempre continuar jogando para manter as habilidades aprendidas para zerar o mesmo! Eu mesmo possuo uns 5 jogos "parados", ou seja, jogos que ainda estou jogando e não cheguei nem na metade, pois o meu tempo para jogar é muito, mas muito curto mesmo! O quesito "diversão e entretenimento" fica meio que ofuscado nessas empreitadas! E é aí que entra o tal dos jogos casuais. Geralmente são jogos simples, que possuem objetivos simples e que fazem você ficar horas jogando pelos simples prazer da diversão. Recentemente baixei um chamado AirPort Mania.

airport

Trata-se de um divertido e simples jogo que se enquadra nesse tipo de categoria. Nele, você é um "controlador de vôos" e tem que pousar e decolar aviões em vários aeroportos. Com gráficos no estilo desenhos animados, excelentes efeitos sonoros e jogabilidade 10 - aponte e clique :) - é um dos jogos que ultimamente mais passei tempo jogando. E mesmo depois de "zerar", comecei novamente só para tentar passar novamente e fazer mais pontos! Outro jogo casual que já joguei e que até hoje jogo é o Diner Dash.

dinerdashScreen1

Nesse excelente jogo casual, você controla uma empresária do ramo dos restaurantes na sua empreitada de criar um império gastronômico. Seu objetivo (também muito simples) e servir exigentes clientes nos seus mais estranhos pedidos. A medida que você vai progredindo, os clientes vão ficando cada vez mais exigentes (e impacientes) e o seu cardápio também aumenta. É o tipo de jogo no mesmo estilo do Airport Mania: simples, rápido e o que é melhor, muito divertido também!

Existem empresas que são especializadas nessa categoria e vou citar duas que são as melhores. Uma é a MumboJumbo e a outra é a Reflexive Games! Todas duas empresas trabalham para criar e distribuir jogos casuais, baratos (cerca de U$ 19,90 por jogo) e super divertidos. Na Reflexive existem mais de 500 jogos para baixar e testar antes de efetuar a compra. Se você gosta de games, não deixe de dar uma olhada no "cardápio" disponível! Garanto que você vai se encantar! :)

4 comentários:

Fabi disse...

Conheço o airport mania... rs
Estou viciada num jogo chamado Zuma, conhece?
Se quiser, te passo... hehehe
beijos!

Giseli disse...

oieee
naum tenho mais o seu mail, num tenho mais seu fone..mas eu quero te desejar um feliz aniversário assim mesmo! hehehe
bjs
Giseli

Giseli disse...

se puder..manda uma mensagem para gcapelini@hotmail.com para eu salvar seu endereço de mail
bjs

Anônimo disse...

Olá acho que vão gostar muito www.jogacomigo.com
Todos os jogos casuais para jogar.
Beijo
Carla