segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sobre a Privacidade


Por esses dias percebi que o Yahoo meio que se conectou ao Facebook. Isso na prática que dizer que tudo que você fizer no velho portal vai ficar registrado na sua timeline no Facebook para que seus contatos saibam o que você está lendo de bom. Agora há pouco fui acessar uma conta de e-mail que tenho no Yahoo - geralmente eu acesso o portal pela sua página principal, passo os olhos pelas notícias principais e entro na minha caixa postal! Dessa vez percebi algo de diferente: a maioria das notícias tinha uma foto dos meus contatos, indicando pra mim que eles já tinham lido a matéria. Sim, isso é bem legal! Interessante saber que “Maria adora ler fofocas dos atores da novela das oito” ou que “João descobriu que strogonoff de frango fica bem melhor ser servido com vinho tinto”. Mas até que ponto vai a nossa privacidade on-line? O que pode e o que não pode ser registrado/divulgado? Estou questionando isso porque me chamou a atenção um certo contato (não, não vou citar nomes – chama o jurídico!) e os conteúdos que ele anda lendo. Antes de tudo quero dizer que não tenho absolutamente nada com a preferência sexual de ninguém e isso é algo que só diz respeito a própria pessoa. Mas continuando, vi o seguinte registro de leitura do referido:
Os Maiores Gatos do BBB 12
10 Filmes para Assistir junto do seu Namorado
Apimentando a Relação – O que fazer para deixá-lo mais louco por você
Bom, poderia dar um CTRL-C e um CTRL-V em tudo o que ele supostamente leu e então você vai chegar a uma conclusão bem óbvia sobre as preferências sexuais do contato. Só vou adiantando que no seu perfil está marcado como masculino e que tem preferência por mulheres. Mais uma vez eu digo: não tenho qualquer tipo de preconceito. Acredito veementemente que cada um deve fazer de tudo para ser feliz, desde que respeite as opções dos outros, também.
Mas aí vem o “x” da questão: até que ponto o contato queria que seu histórico de leitura fosse publicado? Será que ele sabe que isso está sendo exibido para todo mundo da sua lista? Assim como ele, eu imagino que muita gente não sabe ou então sabe e não está nem aí para isso. Esse episódio me remeteu a um passado bem remoto, quando os programas “mensageiros instantâneos” (como o Live Messenger ou o ICQ) pipocaram pelas redes. Lembro que teve uma versão do Messenger que se linkava ao WMP - Windows Media Player e exibia aos seus contatos as músicas que você estava ouvindo. O único porém é que o WMP também tocava vídeos e de vez em quando aparecia algum contato “ouvindo” músicas interessantes:
eles_fazem_elas_deixam.wmv
loira_gostosa_engolindo.mpeg
enrabada_doida.avi
Ou seja, o pobre moribundo tinha toda a sua “preferência musical” e sexual sendo exibida a todos os seus contatos. E isso ficava por um bom tempo até que algum amigo o alertasse para o fato.
Eu imagino que a grande maioria da pessoas não faz ideia de que isso esteja acontecendo e que tem empresas que estão se aproveitando muito dessa história toda. Até uma simples pesquisa na resposta para todas as nossas dúvidas fica registrada para referências futuras. O pessoal de Montain View armazena praticamente tudo que você faz dentro dos seus domínios. Se você pesquisa muito sobre Beatles por exemplo, você pode ter certeza que qualquer publicidade referente aos 4 besouros aparecerá como num passe de mágica na sua tela. E você vai se encantar com isso e pode até se questionar como que o computador sabe que você gosta de Beatles? Existem empresas que, antes de contratar um funcionário, pesquisa primeiro em redes sociais para ter uma ideia do perfil do candidato a vaga. Basta uma simples olhada no que é escrito e registrado e têm-se uma excelente ideia do tipo de pessoa.
Para minimizar um pouco essa invasão ao seus domínios, tenha atenção a todas as parcerias e conexões que os serviços on-line que você usa faz. Normalmente eles te informam antes que vão fazer isso ou aquilo. E o fazem para evitar futuros processos por parte dos seus usuários. Portanto, fique atento a tudo que é postado/registrado/publicado no seu perfil, a não ser que você tenha uma vida muito vazia e não tenha nada de interessante para que outras pessoas saibam ou então você realmente quer que todo mundo fica sabendo o que você faz!

0 comentários: