segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Afeto

[Do lat. affectus, us.]
Substantivo masculino.

1.
Afeição por alguém; inclinação, simpatia, amizade, amor:
“amou-o assim como se amam as coisas belas, e o afeto de que o envolvia propagou-se em redor” (Rute Bueno, O Livro de Auta, p. 33).

2.
Objeto de afeição:
Doía-lhe estar ausente do seu afeto.

3.
Psicol. O elemento básico da afetividade (2).
4.
Psiq. Estado emocional ligado à realização de uma pulsão (2) que, reprimida, transforma-se em angústia ou leva à manifestação neurótica.

---

Às vezes gosto de abrir o Dicionário Aurélio eletrônico e ficar navegando sem rumo pelas palavras, só para ver o significado. Descobre-se coisas interessantes e legais sobre as mesmas, como a palavra afeto por exemplo... Uma palavra simples, mas que tem um significado muito forte, principalmente para esses dias que estou vivendo... Na verdade, abri o programa para justamente ver o significado desta palavra! Sinceramente, não sei se sou mesmo antiquado ou se as coisas sempre aconteceram comigo de uma forma equivocada ou até diferente, para não dizer errada! Gostaria muito de ter algumas respostas, de entender certas coisas, mas sinto que não descobrirei tão cedo, pelo menos por enquanto! Não sei se estou errando, se estou acertando, se estou no caminho certo, se estou agradando, enfim, não sei se estou vivendo da maneira como deveria... E isso, de uma certa forma, me incomoda... e muito! Mais uma vez, creio que o melhor a fazer é deixar a coisa ir... Deixar o tempo decidir isso por mim! Não acredito muito em destino, mas o que tiver quer ser, será...

2 comentários:

Anônimo disse...

“Qual é o nome que se dá para o momento em que sua esperança dá o último suspiro? Como é que se chama o último abraço que você entrega a pessoa que ama, feliz por ela estar indo por uma rua que não cruza com a sua? Qual o nome que se dá para quando você deseja verdadeiramente toda sorte para a outra pessoa, mesmo sabendo que ela está fazendo algo errado? Qual é o nome daquele arrepio que sobe a espinha quando você se identifica com uma letra de pagode cafona? Qual é o nome do que se faz quando não se vira para trás depois de dar um último beijo e seguir seu caminho? Qual é o apelido carinhoso que você deu para aquela dor profunda e oca, cor violeta-hematoma, que vive próximo ao seu externo e que o lembra de sentir-se vivo em alguns dias?

(C. Lispector: Se recebo um presente dado com carinho por pessoa de quem não gosto — como se chama o que sinto?)”

Anônimo disse...

...Meu Deus, como viver sem?
Eu, normalmente gosto de ser atenciosa com as pessoas, em especial, aquelas que merecem ser apedrejadas.
Talves seja estranho esse tratamento, mais gosto de desafiar meus sentimentos de ira, agindo contrario pra fazer a diferença. Acredito que se certa forma eu aprendo a controlar meus impulsos e tbem ensino a outra pessoa, desejar mudança em seu modo de ser.
AFETO...com certeza, melhor te-lo!