sábado, 7 de novembro de 2009

Ele está de volta…


O GIGANTE DA COLINA VOLTOU! Após um longo e tenebroso inverno, estamos de volta, novamente na elite do futebol brasileiro, de onde jamais deveríamos ter saído. Foi um ano tenso para o meu time, um ano de muita sacanagem, um ano de renovação, de tristeza e também de muita alegria. Porém, o calvário terminou e agora, com a cabeça erguida, estamos voltando limpos. Limpos de desgraças, limpos de safadeza, limpos de pilantragens. Hoje somos um time renovado, um time que vale a pena torcer, que vale a pena gritar. Que vale a pena chorar por ele! Chorar lágrimas de alegria. O Vasco precisava passar por tudo isso que passou para mostrar que é muito maior do que todos imaginam.
Vou relembrar um pouco esta vitoriosa campanha na Série B. Estreamos contra o Brasiliense e foi uma vitória sofrível de 1 a 0. Esse primeiro jogo já mostrava que o objetivo principal não seria nada fácil conquistar e que o Vasco teria um árduo caminho pela frente. Depois veio o Ceará e vencemos por 2 a 0. Em seguida um time que se mostrou um forte rival, o Atlético-GO, o qual ganhamos também por um belo placar, 3 a 0. Depois, contra o Paraná, o Vasco jogou com um time reserva, pois também estávamos na semi-final da Copa do Brasil. Tínhamos pela frente o Corínthians, de Ronaldo & Cia. E então perdemos de 3 a 1. O que viu-se em seguida foi uma série de empates contra o São Caetano, Guarani, Duque de Caxias, Figueirense e Bragantino. Não se sabe se esta queda de rendimento foi pela eliminação da Copa do Brasil (detalhe: o Vasco saiu da Copa do Brasil invicto. O jogo contra o Corínthians foi 1 a 1 no Maracanã e depois 0 a 0 no Pacaembú). Mas bem, passado essa “maré” (nessa altura do campeonato estávamos em 6º ou 7º lugar), o time começou novamente a ganhar. Fizemos 2 a 0 no Vila Nova, depois 3 a 0 no ABC e veio uma nova derrota de 2 x 1 para o Bahia. Depois 2 a 1 no Fortaleza, 2 a 1 no Juventudo, 3 a 0 no Campinense, empatamos com o América-RN em 2 a 2 num jogo tenso. Depois ganhamos da Portuguese por 3 a 1 e finalmente massacramos o Ipatinga num Maracanã lotado por 4 a 0, garantindo a liderança do campeonato.
Veio o segundo-turno e com ele a esperança de que seria um pouco mais fácil. E mais uma vez foi um lerdo engano! Estávamos a 4 ou 5 pontos de diferença para o segundo colocado, que era o Atlético-GO! Novamente, uma vitória magra no Brasiliense por 1 a 0. Depois perdemos pro Ceará por 2 a 0 em São Januário. Veio o jogo contra o Atlético-GO! Era o jogo do líder contra o vice-líder! Se ganhasse, o Atlético-GO assumiria a liderança, pois igualaria o número de pontos com o Vasco, só que tinha um vitória a mais! Novamente num jogo tenso, onde perdemos até um penalty, o resultado foi mais que justo, 2 a 2 (isso depois do Vasco estar perdendo por 2 a 0)! Depois foi só alegria. Ganhamos de 2 a 1 do Paraná, depois 1 a 0 no Bragantino, 1 a 0 no Guarani, 1 a 0 no Duque de Caxias e mais uma derrota para o Figueirense em São Januário por 2 a 1! Depois 2 empates contra Bragantino e Ponte Preta. Uma vitória esmagadora contra o Vila Nova por 4 a 1. Depois vitória sobre o ABC por 3 a 2 e vitória sobre o Bahia por 2 a 1, devolvendo o placar do primeiro turno! Já praticamente classificado para a série A, pois a diferença de pontos para o quinto colocado chegava a 12 pontos, bastava uma simples vitória sobre o Fortaleza pra carimbar de vez o passaporte. Só que não veio. Ficamos no 1 a 1 mesmo. Parece que os jogadores deixaram para o jogo de hoje, contra o Juventude num Maracanã com mais de 80.000 pessoas a volta triunfal! E foi dito e feito: 2 a 1 Vasco e passaporte carimbado! Estamos na primeira divisão! :)



Ainda faltam 4 jogos, contra Campinense, América-RN, Portuguesa e Ipatinga. Agora é brigar para ser Campeão. Uma simples vitória sobre o Campinense na próxima terça-feira (dia 10) já garante o título ao Vasco. Sendo assim, os próximos jogos só serão para cumprir tabela. Contra o Ipatinga, na entrega das faixas, certamente estarei presente no Ipatingão para ver esse momento ao vivo e em cores e gritar a plenos pulmões: “É CAMPEÃO!!!! É CAMPEÃO!!!” e também cantar:
VOU TORCER PRO VASCO SER CAMPEÃO
SÃO JANUÁRIO… MEU CALDEIRÃO…

1 comentários:

Unknown disse...

não te falei animal, é pro crescimento, volta melhor !